Nesta secção, poderá encontrar informação diversificada acerca dos medicamentos que as pessoas em programa regular de hemodiálise poderão necessitar.
Quando os rins começam a falhar, o nefrologista precisa de ajustar o tratamento às necessidades de cada doente, recorrendo a medicamentos para corrigir os problemas que ocorrem devido à falha do funcionamento do rim, como por exemplo:
- Controlar a tensão arterial,
- Remover alguns sais minerais (fósforo, potássio),
- Fornecer as hormonas que o rim não é capaz de produzir
- Aliviar sintomas que poderão ocorrer, como vómitos, comichão, etc.
Alguns medicamentos como são excretados do organismo pelos rins terão de ser ajustados sob prescrição médica: poderão ser prescritos em doses mais baixas ou aumentar o intervalo de tempo entre cada administração.
Qualquer medicamento que lhe seja prescrito pelo seu nefrologista é adequado às suas necessidades específicas. Informe sempre todos os profissionais de saúde que o tratam, mesmo fora da clínica, que é uma pessoa com doença renal. Comunique sempre todas as alterações aos medicamentos prescritos a todos os profissionais para que estes possam ter em consideração aquando da alteração da terapêutica.
Nos doentes em hemodiálise, a clínica é responsável pelo tratamento da anemia, hipertensão, doença mineral óssea e infeção do acesso vascular. Os medicamentos utilizados para este efeito serão dispensados gratuitamente pela farmácia da clínica.
Para permitir efetuar o tratamento de hemodiálise são necessários alguns medicamentos como os anticoagulantes. Estes são administrados em cada sessão de diálise, para evitar a coagulação do sangue nas linhas e no dialisador.