Na plataforma d.HOLIDAY já tem acesso a todas as clínicas da Diaverum Portugal. Conheça Marta Olim, coordenadora do programa d.HOLIDAY em Portugal - um dos destinos turísticos mais populares da Europa e que tem contribuído para uma melhoria da qualidade de vida em doentes renais crónicos e dos seus familiares.
Pode dar-nos uma breve apresentação sobre o programa d.HOLIDAY em Portugal?
Portugal é um país fabuloso para desfrutar de férias e, por isso, foi fácil criar uma oferta única e compor um programa de férias muito especial para os nossos visitantes. Queremos que doentes e cuidadores sintam e vivenciem tudo o que Portugal tem para oferecer, desde as suas maravilhosas paisagens, ricas em diversidade, aos séculos de história inscritos em cada monumento e por último, mas não menos importante, a nossa excelente gastronomia.
Para proporcionar uma experiência única, criámos pacotes de boas-vindas baseados em 30 parcerias com os melhores hotéis, juntamente com city tours, restaurantes e outras iniciativas, em 12 cidades diferentes. Ao mesmo tempo, criámos pacotes personalizados que vão desde viajantes individuais, famílias e até grupos. Dispomos de um departamento totalmente dedicado às férias, preparado para responder prontamente desde o pedido mais simples ao mais complexo.
É também com muito orgulho que olhamos para os excelentes resultados e comentários sobre os nossos inquéritos de satisfação. Este resultado só é possível devido à combinação dos nossos programas de boas-vindas com a excelência dos cuidados prestados pelas nossas equipas clínicas. Os verdadeiros cuidados que prestamos nas nossas clínicas reforçam a confiança e a segurança dos pacientes com DRC para desfrutarem de férias em Portugal, incentivando-os a recomendar as nossas clínicas e a regressar.
Qual é o papel do d.HOLIDAY para os pacientes que desejam viajar e como isso se relaciona com o seu papel como Coordenadora da Diálise em Férias?Acima de tudo, o d.HOLIDAY garante que os pacientes que desejam viajar tenham acesso a tratamentos de qualidade e totalmente seguros, permitindo que eles e seus cuidadores relaxem e desfrutem verdadeiramente da melhor experiência de férias. Por isso é tão importante que quem visita as nossas clínicas, de Norte a Sul, tenha acesso a cuidados clínicos de excelência prestados por uma equipa de cuidados coordenados e totalmente focada nas diversas necessidades dos pacientes e dos seus familiares. Esta equipa multidisciplinar inclui médicos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas e farmacêuticos, que estão sempre disponíveis para esclarecer, ajudar e apoiar quem nos visita, fornecendo-lhes as informações e ferramentas necessárias para que se sintam ainda mais seguros e confiantes durante as suas férias. Em todas as clínicas, temos embaixadores de férias, atentos às necessidades de cada paciente em diálise nas férias, seus familiares ou grupos de viagem, que ajudam com sugestões e conselhos, melhorando ainda mais a experiência de férias.
O meu papel como Coordenadora da Diálise de Férias é contribuir para uma melhor qualidade de vida dos pacientes em diálise. Para o conseguir, a minha função é capacitar e inspirar pacientes e familiares a visitarem-nos, ao mesmo tempo que promovemos a importância da diálise nas férias entre as nossas equipas na Diaverum.
Qual é o principal impacto que o d.HOLIDAY tem num doente?
Uma pessoa com doença renal crónica é alguém cuja vida está muito mais condicionada, convivendo com incertezas e imprevisibilidades. Essa condição afeta não apenas a vida deles, mas também a vida de suas famílias. Poder sair de férias é uma oportunidade única de viver a vida ao máximo e tem um impacto considerável no bem-estar coletivo de todos. Tirar férias nesta condição significa acima de tudo liberdade e, portanto, mais oportunidades que muitos pensavam não ser possíveis, permitindo fortalecer os laços com aqueles que mais amam. Tirar férias torna-se uma experiência verdadeiramente gratificante.
A nova plataforma d.HOLIDAY facilita todo o processo, de uma forma muito prática e intuitiva, incentivando os pacientes pela sua simplicidade. Além disso, produzimos o nosso Roteiro de Férias, disponível no nosso site em inglês e português.
Quais são as três dicas principais que daria a um doente em diálise que está a planear a sua viagem?
As minhas 3 dicas são as seguintes:- Partilhe os seus planos de viagem com sua equipa clínica. Eles irão ajudá-lo em todo o seu processo de planeamento, respondendo a quaisquer dúvidas e perguntas que possa ter;
- Certifique-se de que o pedido foi aceite na clínica de destino antes de fazer os preparativos finais da viagem (por exemplo, comprar as passagens aéreas);
- Após a confirmação de aceitação pela clínica de destino, planeie as suas férias com antecedência com a ajuda da equipa de férias.
Pode partilhar algumas recomendações de locais para ir/ver/comer quando visitar Portugal?
Portugal é um mundo por descobrir! É um país de imensa diversidade e fácil de explorar, porque todos os locais são relativamente próximos uns dos outros. É extremamente fácil apaixonar-se por Portugal, por isso é difícil fazer sugestões, pois acreditamos que todos os locais com as suas particularidades são únicos e mágicos de alguma forma.
Tendo que escolher, a minha sugestão começaria pelo triângulo dourado de Lisboa, Cascais e Sintra. Lisboa é uma cidade única, com uma luz como nenhuma outra, cheia de recantos interessantes e paisagens deslumbrantes. Cascais é uma pitoresca e antiga vila piscatória, com praias maravilhosas e uma gastronomia fantástica. Sintra impressiona pelos séculos de história inscritos nos seus castelos e belos jardins. Ao passar por aqui experimente os irresistíveis pastéis e queijadas, doces típicos desta bela cidade. Não posso deixar de sugerir também o Porto, uma cidade onde se respira a autenticidade da Ribeira, nas margens do Douro, com os impressionantes barcos rabelos.
Amarante, nas margens do rio Tâmega, é o berço de poetas e artistas e um local de beleza sem fim. Aveiro, com os tradicionais e belos barcos fluviais Moliceiros e as coloridas casas tradicionais de Ílhavo. Seria muito fácil continuar a sugerir locais, mas acredito que a melhor sugestão é convidá-los a visitar Portugal, e ver e sentir o máximo que puderem por si próprios. Portugal é para ser vivido, Portugal é para ser sentido. Escolha ir de férias, escolha Portugal.